Paulino Chaves, dando vida ao artista

Capa

O livro por mim [Lúcia Maria Chaves Tourinho] escrito resgata a história e a obra de meu avô, maestro Paulino Chaves. Sua restauração e editoração fez com que toda a obra ficasse disponível através da internet, em papel e áudio.

O projeto visa preservar nossa identidade cultural dando vida ao trabalho do artista Paulino Chaves, potigüar de nascimento e paraense de coração. Sua produção musical é o resgate da memória musical de uma época. Foi dividida em sete fases, desde sua vida em Belém do Pará, Manaus, Alemanha, onde se graduou e aperfeiçoou, até seus últimos dias no Rijo de Janeiro, lugar para onde veio definitivamente em 1928. Há peças que foram registradas no Serviço de Direitos Autorais. Existem peças orquestrais sacras e profanas, hinos escolares, peças para piano, piano e canto, violino, viola e um número grande de peças didáticas, todas editadas pela Presto.

No livro, não analiso a obra. Falo no resgate e restauração das peças, dando exemplos e citando as dificuldades do trabalho. Relato suas composições, carreira, parte de sua vida, seus alunos, abrindo caminho para novas pesquisas.

Acredito estar unindo esforços com outros pesquisadores que vêm trabalhando no sentido de mostrar a relevância da cultura musical da região norte em particular e do país, de modo geral. Dessa forma, integrando a nossa produção artística.


Contrate a Presto para fazer a sua partitura, transcrição, música ou livro.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s