Yerma, ópera de Villa-Lobos sobre texto de Lorca

Yerma, texto dramático em três atos de Federíco Garcia Lorca, publicado e encenado muitas vezes desde então, feito filme em 1988… Usado como libreto por Heitor Villa-Lobos para sua ópera homônima composta entre 1955 e 1956.

O tema comum é o embate entre o indivíduo e a norma social. Na Yerma, ele se dá por meio da história dessa mulher às voltas com o desejo não realizado de ser mãe. Yerma quer dizer “árida” – e a incapacidade de gerar um filho a coloca à margem da sociedade. A impossibilidade de ser mãe, no entanto, está relacionada à impossibilidade de se concretizar desejos; a aridez está também no caráter opressor da comunidade, onde liberdade e autoridade se opõem e os instintos e desejos precisam ser suprimidos. (João Luiz Sampaio, Estadão, 01/05/2010)

Cartaz_xiv-fao
Teatro-amazonas
Federico-garcia-lorca
Yerma-livro

A Presto fez a partitura de Yerma para o XIV Festival Amazonas de Ópera (FAO) entre 2009 e 2010, ocasião em que ela foi executada completa pela primeira vez. Em 30/08/2011 ainda constava no Wikipedia que a estréia da ópera aconteceu em 1971 no México, mas, nesta apresentação, faltaram partes. Sua estréia completa só aconteceu em 2010, com o Maestro Marcelo de Jesus, o mesmo que em 2006 estreara outra ópera cuja editoração da partitura é de nossa autoria (Poranduba, de Edmundo Villani-Côrtes).

Ambos os projetos foram coordenados pelo Maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do FAO e da Amazonas Filarmônica, e produzidos pela Vlaanderen Produções Artísticas junto ao Governo do Amazonas, à Prefeitura de Manaus e à Associação de Amigos da Cultura.

 

Mais sobre:


Contrate a Presto para fazer a sua partitura, transcrição, música ou livro.

Um comentário sobre “Yerma, ópera de Villa-Lobos sobre texto de Lorca

  1. Pingback: O que títulos de músicas clássicas dizem da composição a que dão nome | Presto.mus.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s