Eu escrevo muito rápido e não perco tempo com revisões. Isso eu deixo para os editores.
Editar Villa-Lobos não é tarefa fácil.
Em uma reportagem sobre o compositor divulgada na Globo News no período em que a Presto estava realizando a editoração e revisão da ópera Yerma para o XIV FAO, em meados de 2009, foi transmitida uma gravação da voz de Villa-Lobos falando sobre seu processo de criação.
É pura verdade o que Villa-Lobos disse. Observando seu manuscrito é possível notar que escrevia rápido, e estudando a fundo seus originais nota-se que ele não interrompia o fluxo criativo para verificar detalhes técnicos de escrita.
Dentre inúmeros erros, contradições nas indicações de instrumentação e detalhes faltantes sobre execução de vários trechos, Villa-Lobos escrevia sem parar. Seus erros não têm nada a ver com incompetência, pois é notável que ele sempre soube muito bem o que fazia. Tinha plena consciência que, ao escrever rápido e sem revisar, muitos erros resultariam do processo de escrita. Mas não se preocupava com isso, pois ele contava com a competência dos editores.
Por isso, editar Villa-Lobos não é tarefa fácil. É um trabalho que precisa ser feito com muito critério, pois está longe de ser o que chamam de serviço de cópia. É necessário conhecimento nas áreas de organologia, orquestração, harmonia, contraponto e ter consciência de como soa a partitura. Tocar a redução para piano e ouvir o som gerado pelo software de edição musical é essencial para tal consciência, pois o tratamento que Villa-Lobos dá à harmonia não é convencional.
Pesquisa, comparação e reflexão, além de critérios muito bem definidos, são essenciais para editar uma obra de Villa-Lobos. Sem isso, o resultado de uma editoração seria catastrófico, ainda mais em se tratando de uma ópera: muitas horas seriam perdidas em ensaios e a qualidade da apresentação certamente seria comprometida.
A apresentação da ópera Yerma, sob a batuta de Marcelo de Jesus, foi um sucesso. Esta apresentação de “Yerma brilharia em qualquer teatro internacional”, disse Jorge Coli, crítico da Folha de São Paulo.
A editoração da ópera Yerma foi realizada pela Presto. É fruto de um trabalho em equipe, todos formados em composição e regência e com distintas especializações adicionais: piano, canto, regência, arranjo, composição, diagramação e revisão musical, garantindo a qualidade do trabalho em todos os aspectos.
Obrigado, maestros Luiz Fernando Malheiro e Marcelo de Jesus e Vlaanderen Produções Artísticas, por confiarem na Presto e na competência de nossos profissionais.
Mais sobre:
- Maestro Marcelo de Jesus: 1) http://marcelodejesus.com
2) http://desejusmarcelo.blogspot.com - Maestro Luiz Fernando Malheiro: http://luizfernandomalheiro.com.br
- Crítica de Jorge Coli:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u728416.shtml
Contrate a Presto para fazer a sua partitura, transcrição, música ou livro.
Uhu!!! Parabéns aos senhores!!!
JP, o senhor faz parte. Gratos!